O Serviço de Relações com a Comunidade do IEPP teve inicio em 2001. Seu objetivo é levar a psicanálise para além da psicoterapia clínica individual.

A partir do entendimento de que a teoria psicanalítica pode ser utilizada em diversas frentes, o Serviço de Relações com a Comunidade foi construindo sua história na instituição. Nesses quinze anos de plena atividade, muitos profissionais foram compondo esta história, traçando o que hoje a constitui no IEPP.

Os trabalhos são realizados em diversos cenários. Assim, a psicanálise percorre empresas, escolas, instituições públicas, creches, abrigos residenciais, desliza sobre as realidades da cidade, das pessoas e dialoga com a população de diversos bairros, indo além de Porto Alegre.

Nesse contínuo movimento e interlocução entre tantas realidades e personagens, fica claro o objetivo deste Serviço: pensar uma clínica psicanalítica ampliada, que preza pelo rigor teórico e busca constantemente estar conectada com os diversos sujeitos que compõem a sociedade. Estes têm sido os desafios que nos movem. Acreditamos que é possível e necessário uma profunda reflexão sobre nosso papel como profissionais. Precisamos dialogar e refletir, num exercício constante de ampliar nossos pensamentos, nossas ideias e com isso sermos agentes de mudanças em nosso meio.

Coordenação: Franciny Lis Kohlrausch Port e Bruna Flores Bayer.

Grupo de Psicoterapia de Crianças: desde 2013 o IEPP realiza um grupo de psicoterapia de orientação psicanalítica com crianças em situação de vulnerabilidade social, com frequência semanal. Paralelamente, ocorre o acompanhamento, de forma quinzenal, com os educadores sociais e/ou responsáveis pelas crianças, visando pensar as eventuais dificuldades que possam surgir no cuidado com elas.
Coordenação: Maria Elisabeth Cimenti e Luciane de Almeida Pujol.

Grupo de Contos: O Grupo Terapêutico, mediado por contos, realiza um trabalho com crianças e adolescentes visando a ampliação da capacidade simbólica. São explorados e elaborados, de forma lúdica com o auxílio das histórias, conflitos, valores e pensamentos. Busca-se assim, fortalecer o psiquismo das crianças através dessa intervenção e da continência do grupo. Esse trabalho é desenvolvido desde 2004 no IEPP.
Coordenação: Ivani Teresinha Bressan e Mariana Bicca Ortiz.

Núcleo da Adoção: O Núcleo da Adoção iniciou suas atividades em 2014, com o objetivo de estudar os diversos aspectos que fazem parte desta temática. A adoção é um processo complexo e delicado que apresenta muitos vértices, por isso, os profissionais que compõem o Núcleo, sentem-se convocados a olhar e estudar atenta e cuidadosamente estes fenômenos. Desde março de 2017, acontece no IEPP o Grupo de Apoio a Pais – Travessia, que tem como público alvo pais pretendentes à adoção, habilitados e adotantes.
Coordenação: Luciane de Almeida Pujol

Para maiores informações, contate a secretaria do IEPP.