O Serviço de Relações com a Comunidade do IEPP teve inicio em 2001. Seu objetivo é levar a psicanálise para além da psicoterapia clínica individual.

A partir do entendimento de que a teoria psicanalítica pode ser utilizada em diversas frentes, o Serviço de Relações com a Comunidade foi construindo sua história na instituição. Nesses quinze anos de plena atividade, muitos profissionais foram compondo esta história, traçando o que hoje a constitui no IEPP.

Os trabalhos são realizados em diversos cenários. Assim, a psicanálise percorre empresas, escolas, instituições públicas, creches, abrigos residenciais, desliza sobre as realidades da cidade, das pessoas e dialoga com a população de diversos bairros, indo além de Porto Alegre.

Nesse contínuo movimento e interlocução entre tantas realidades e personagens, fica claro o objetivo deste Serviço: pensar uma clínica psicanalítica ampliada, que preza pelo rigor teórico e busca constantemente estar conectada com os diversos sujeitos que compõem a sociedade. Estes têm sido os desafios que nos movem. Acreditamos que é possível e necessário uma profunda reflexão sobre nosso papel como profissionais. Precisamos dialogar e refletir, num exercício constante de ampliar nossos pensamentos, nossas ideias e com isso sermos agentes de mudanças em nosso meio.

Coordenação do Serviço: Bianca Sanchotene e Luciane Pujol

– Núcleo de adoção: Luciane  Pujol

– Grupo de Contos: Adriana Hentschke
Co-coordenação: Leticia Moreira

– Grupo de Psicoterapia Infantil: Maria Elisabeth Cimenti.

Para maiores informações, contate a secretaria do IEPP.