Confraria Entrelinhas – A parte que falta: finais felizes e infelizes

Confraria Entrelinhas
A parte que falta: finais felizes e infelizes. 
23 de maio de 2018 (quarta-feira)
19h
Venha fazer parte do evento “Confraria Entrelinhas, que este ano abre uma discussão sobre finais felizes e infelizes baseada no livro  “A parte que falta” de  Shel Silverstein.“A parte que falta” tornou-se um clássico da literatura infantil, abrangendo não somente este público, como também, pessoas de todas as idades. O livro aborda de forma poética e simples a busca por completude, e nos leva a refletir acerca das faltas, das buscas e dos relacionamentos que vivenciamos durante nosso desenvolvimento.

O evento Confraria Entrelinhas é uma atividade organizada pelo Grupo de Contos,e que nesta edição terá a participação da convidada, Psicanalista Eneida Iankilevich.

Contamos com sua presença para juntos enriquecermos ainda mais esta discussão.

entrelinhas

“A Parte que Falta” é um encantador livro escrito/desenhado por Shel Silverstein em 1976. Lançado em português pela Cosac Naif em 2013, tem despertado muito interesse e emoções. Em sua aparente simplicidade, fala de aspectos essenciais da subjetividade humana:  a construção da identidade, a busca pelo amor, pela felicidade, temas constantes também em nosso trabalho cotidiano.  E da falta, tema tão essencial no trabalho com a subjetividade humana.

Questionando a busca pela completude, este pequeno grande livro é dirigido não se tem certeza, a meu ver, se a crianças ou ao que é tão essencialmente humano que captura a todos nós. Freud, em O Mal-Estar na Civilização (1930), afirma que se todas as necessidades estivessem atendidas, não haveria (necessidade de) civilização.

Em nosso mundo atual, onde a virtualidade pode ser utilizada a serviço da ilusão de ausência de limites, a repercussão do livro, inclusive através de redes virtuais, pode nos trazer esperanças de o pensamento, a reflexão, não ficarem perdidos nesta busca pela ilusão de completude?

A ideia deste encontro é conversarmos a partir do livro sobre estes temas, construirmos perplexidades juntos. Que encaminharão o tema dos finais…

Texto de Eneida Iankilevich

Contamos com sua presença para juntos enriquecermos ainda mais esta discussão.