O curso de formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica do IEPP tem mais de 28 anos de tradição. Com uma proposta pedagógica revisada e atualizada, tem como finalidade preparar terapeutas para os desafios da prática clínica por meio do desenvolvimento de uma identidade psicoterápica sólida e de acordo com as características individuais de cada sócio.

A qualidade dos nossos seminários é reconhecida pela profundidade na abordagem da teoria e da técnica articulada à proposta de uma formação ampliada e continuada. Ao ingressar no IEPP, o terapeuta passa a ser sócio da instituição com benefícios de participar dos diversos grupos que estudam temas complementares, das diversas atividades e eventos científicos, culturais e clínicos exclusivos em ambas as sedes, Porto Alegre e Serra Gaúcha.

O sócio pode entrar para a Clínica do IEPP e contar com uma estrutura completa para atendimentos clínicos individuais. Além da psicoterapia individual, a clínica do IEPP oferece serviços de psicodiagnóstico, atendimento e trabalhos com grupos voltados para a comunidade e uma rede multiprofissional disponível aos terapeutas.

Acreditamos na importância da vivência institucional para a formação. Incentivamos a participação e a construção do crescimento do instituto e de seus sócios, mutuamente, por meio da inserção destes nas comissões e diretoria, além de estimular apresentações e publicações científicas dentro e fora da instituição.

O IEPP conta com uma revista indexada e uma jornada anual, em Porto Alegre e em Bento Gonçalves/RS, além do desenvolvimento contínuo de pesquisas em psicoterapia de orientação psicanalítica, em parceria com outras instituições de ensino.

Nossa formação é continuada, para aqueles que desejam seguir expandindo, constantemente, a capacidade de integrar vivências clínicas e teóricas, com as institucionais, culturais e de pesquisa.

Objetivos do Curso:

– Oferecer formação em psicoterapia de orientação psicanalítica para o atendimento de crianças, adolescentes e adultos.

– Capacitar para intervenções psicoterápicas através do estudo de autores clássicos e contemporâneos da psicanálise.

– Integrar a teoria com a prática clínica supervisionada.

Programa dos seminários:

Freud, Psicopatologia, Teoria da Técnica (Infantil, Adolescência e Adulto), Contribuições das Escolas Inglesa e Francesa e Seminários Clínicos.

Metodologia: Seminários clínicos e teóricos, atendimento clínico supervisionado em grupo e individual, reuniões clínicas, pesquisa e estudo de casos.

Supervisão semanal com docente do IEPP, escolhido pelo aluno.

Coordenação: Heloisa Tonetto e Iara Wiehe

Corpo Docente:

Profissionais com ampla experiência e conhecimento teórico. Docentes com mestrado, doutorado, formação psicanalítica reconhecida pela International Psychoanalytical Association e com formação em psicoterapia de orientação psicanalítica.

 

Veja a lista completa de docentes

 

Informações e Inscrições:

Av. Bagé, 368 – Porto Alegre – RS – (51) 3333.4801 – 3335.3534
Email: iepp@iepp.com.br

R. Cândido Costa, 24/801 – Bento Gonçalves – RS – (54) 3451.9813
Email: ieppnordeste@gmail.com

 

Interessados em realizar Cursos de Formação promovidos pelo IEPP em outras localidades da região Sul do Brasil, entrar em contato com a secretaria do IEPP.