Grupo de Contos e Confraria Entrelinhas no IEPP

entrelinhasFoi em clima de conversa na sala de casa que, no dia 11 de novembro, o Grupo de  Contos, a psicanalista Vera Homrich Pereira de Mello e o público presente trocaram ideias sobre algumas histórias contemporâneas e sua representatividade nas gerações atuais.

A casa, era o IEPP e a sala, o Auditório, local onde as pessoas se reuniram em uma roda para discutir diversas temáticas pertencentes a Harry Potter, Crepúsculo, Jogos Vorazes e Divergente.

A psicóloga Adriane de Rose, coordenadora do Grupo de Contos, destacou a descontração do encontro em que todos ficaram à vontade para partilhar de forma espontânea suas impressões e questionamentos sobre as histórias.

O grupo debateu a respeito da influência de Harry Potter sobre toda uma geração que acompanhou os desafios e a jornada de crescimento do personagem enquanto crescia junto com este.  O fenômeno que estimulou milhares de crianças a ler, foi citado como uma bem-vinda e criativa  forma de levar o hábito da leitura aos pequenos auxiliando no desenvolvimento destes.

Foi assinalada pela psicanalista Vera Mello, a questão do tema da morte, presente nas vidas dos personagens das histórias, representando as perdas que acontecem nas várias etapas do desenvolvimento em geral. No entanto , V era destaca que junto às perdas surgem ganhos que levam ao crescimento.

A psicóloga Letícia Machado Moreira comentou sobre o fato de que algumas histórias não contém mais o final feliz tão esperado, como tradicionalmente acontece com os contos de fadas.

O próximo Confraria Entrelinhas ocorrerá no primeiro semestre de 2016 e o Grupo de Contos já planeja o próximo tema do bate-papo que será divulgado no site do IEPP.

Sugestões serão bem-vindas neste espaço do blog.