O Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia – IEPP dedica-se à pesquisa em psicoterapia psicanalítica e à formação de especialistas psicoterapeutas.

Acredita que fazer psicoterapia exige uma competência teórica mínima que dê consistência e assegura ao profissional, condições técnicas básicas para o exercício do trabalho. Entretanto, faz-se necessária uma qualificação como ser humano. Torna-se impossível para um profissional abordar a dor de um outro ser humano que sofre, sem empatia e sensibilidade.

Nossa formação considera o respeito à pessoa como essencial e dedica-se a estimular o desenvolvimento de um profissional que compreenda e valorize a diversidade de sentimentos própria a cada sujeito.

A formação de um psicoterapeuta, portanto, implica um profundo envolvimento de estudo, de prática clínica e vivência afetiva.

A instituição alberga cada terapeuta em formação nos seus diversos foros, nas discussões em seminários teóricos-técnicos, na supervisão individual, na elaboração de trabalhos, na participação em jornadas e reuniões científicas.

Cada terapeuta em formação vivencia a experiência de estudo compartilhado, no qual terá de apresentar sua opinião e escutar, num clima de respeito e consideração com o trabalho do colega. define-se, assim, gradativamente, a consolidação de uma identidade e de uma ética que apoia a sua prática e norteia o seu trabalho.