HISTÓRICO

A Biblioteca do IEPP foi fundada nos primórdios da década de noventa. Seu início ocorreu de modo incipiente contando com um pequeno espaço físico e modesto acervo de bibliografias.

No ano de 1999, já na atual sede situada na avenida Bagé, a Biblioteca passou a contar com o auxílio da primeira equipe de colaboradores que assumiu a recém fundada “Comissão da Biblioteca”. Durante este período, foi adquirida uma sala mais ampla e adequada para o setor, bem como um aumento considerável de livros para seu acervo, entre compras e doações.

Em gestões seguintes, foi dada continuidade ao trabalho em prol do desenvolvimento e aprimoramento da biblioteca da instituição através da informatização do sistema para consulta online de livros e periódicos.  Na gestão atual, a Comissão da Biblioteca tem visado uma maior integração com o departamento científico da instituição, e dentro desta proposta, tem trocado ideias e disponibilizado seu espaço físico para a realização de eventos científicos, aberto ao público psi e médico.

 

REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA Maria da Graça Kern Castro

 

Podem usufruir de empréstimo domiciliar de material bibliográfico pertencente ao acervo da Biblioteca os sócios da Instituição.

Os estagiários do IEPP, tanto de Clínica quanto de Psicopatologia, podem fazer consulta local. Os estagiários que tiverem interesse na retirada de livros podem realizar a inscrição entrando em contato com a Comissão da Biblioteca através do email: biblioteca@iepp.com.br. Será solicitado o preenchimento de uma ficha e o pagamento de uma taxa semestral simbólica no valor de R$ 10,00 na secretaria. ( o primeiro semestre será válido até julho e o segundo semestre até dezembro,  sendo respeitada a regra 1.3)

O horário de funcionamento é de segunda à quinta das 8h30 às 20h e sexta das 08h30 às 17h30.

1. RETIRADA DE LIVROS

1.1  Os livros que não podem ser retirados da Biblioteca possuem tarja vermelha/azul e são de consulta exclusivamente local, pois fazem parte da bibliografia básica dos seminários. Os trabalhos de conclusão de curso também não podem ser retirados e nem copiados ( estes serão mantidos na biblioteca durante um período de 5 anos após a data de publicação, posteriormente serão arquivados.

1.2  A retirada de livros deverá ser feita através da bibliotecária ou secretária. O prazo de empréstimo é de uma semana e será gerado automaticamente pelo sistema. Poderão ser retirados, ao mesmo tempo, o máximo de três livros e uma revista por pessoa. A renovação do empréstimo deverá ser realizada comunicando a secretaria e só poderá ser renovada duas vezes. Caso haja lista de espera para o título em questão, a renovação não poderá ser efetuada.

1.3 Duas semanas antes do término do estágio não será mais permitida a retirada de livros aos estagiários.

2. RETIRADA DE ACERVO DIGITAL

2.1  Todo o acervo digital (isto é, DVDs e CDs) poderá ser retirado da biblioteca.

2.2  A retirada de acervo digital deverá ser feita através da bibliotecária ou secretária. O prazo de empréstimo é de uma semana e será gerado automaticamente pelo sistema. Poderão ser retirados, ao mesmo tempo, o máximo de dois DVDs ou CDs por pessoa. A renovação do empréstimo deverá ser realizada igualmente no local e só poderá ser renovada duas vezes. Caso haja lista de espera para o título em questão, a renovação não poderá ser efetuada.

O NÃO CUMPRIMENTO DAS FORMALIDADES E PRAZOS POR PARTE DOS USUÁRIOS DA BIBLIOTECA DO IEPP IMPLICARÁ, OBRIGATORIAMENTE, NAS SEGUINTES PENALIDADES:

a)       Pagamento de taxa pelos usuários que não devolverem o material bibliográfico nos prazos previstos neste regulamento, será de R$ 1,00 por dia de atraso (por item emprestado), incluindo sábados, domingos e feriados. Após 10 dias de atraso de devolução sem comunicação prévia, a secretaria fará uma notificação ao usuário.

b)      Reposição à Biblioteca de material extraviado e/ou danificado será feita indenização no valor atual da obra, inclusive despesas de importação, quando for o caso, além do pagamento de taxa de atraso correspondente ao tempo entre o término do prazo de empréstimo e a comunicação, por escrito ou email , de extravio. Em se tratando de obra cuja edição esteja esgotada, é facultado à Biblioteca o direito de optar entre estabelecer o valor da indenização ou exigir reposição por obra similar existente no mercado. O prazo máximo para reposição ou indenização é de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data em que expirou o prazo para devolução.

A BIBLIOTECA DO IEPP RESERVA-SE O DIREITO DE, A QUALQUER MOMENTO, REQUISITAR O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO EMPRESTADO.

 

DOAÇÃO DE LIVROS

Deverá ser realizado contato prévio (telefônico ou por e-mail) com um integrante da Comissão da biblioteca para apreciação do material, tendo em vista que não serão aceitas entregas de doação na secretaria da instituição. Apenas serão recebidos livros ou revistas cujos conteúdos teóricos tenham relação com os trabalhos desenvolvidos no IEPP. Livros mais antigos somente serão aceitos em bom estado de conservação ou no caso da edição estar esgotada. Tais medidas visam o melhor aproveitamento físico da nossa biblioteca, não ocupando espaços com livros e revistas já disponíveis no acervo ou com material que não seja de interesse dos sócios.