O IEPP foi criado pela iniciativa das psicólogas Inúbia do Prado Duarte e Maria Elizabeth Cimenti, docentes e supervisoras do extinto Núcleo de Estudos em Psicoterapia (NEP), uma das instituições pioneiras no ensino e formação em psicoterapia de orientação psicanalítica em Porto Alegre. Juntamente com colegas oriundas do NEP, colegas convidadas e colaboradores elaboraram o currículo do curso e planejaram atividades de ensino e científicas, fundando a instituição em 10 de agosto de 1989. O evento aconteceu no anfiteatro do Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre, com aula inaugural proferida pela psicanalista argentina Aurora Perez. Nesse período, a coordenação era exercida pelas fundadoras, e o corpo docente e de supervisores contava também com as psicólogas Heloisa Tonetto, Maria da Graça Kern Castro, Iane Álvarez, Vera Mello, Débora Gleiser, Ingeborg Bornholdt e Vera Ramirez. Hoje, o corpo docente é composto por 16 psicólogas.

Em março de 1990, iniciava a primeira turma do Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do IEPP. Desde sua fundação, o IEPP visa contribuir para a formação da identidade do psicoterapeuta, acompanhando esse processo e facilitando sua participação criativa e constante na história da instituição.

Nosso primeiro endereço foi uma pequena sala de um prédio na Rua 24 de outubro, Bairro Moinhos de Vento. O grupo crescia e, pouco tempo depois, passamos para uma sala um pouco maior no mesmo prédio. Novamente o IEPP necessitava mais espaço físico, salas de atendimento, salas para seminários e um auditório mais amplo. Assim, em período de crescente conquista de credibilidade e crescimento como instituição de ensino, mudamos para a Rua Pedro Chaves Barcellos, 780, no bairro Bela Vista. Posteriormente, em função da demanda de espaço e de maior funcionalidade, foi necessário buscar um local mais adequado para nossas atividades institucionais. Em janeiro de 2000, mudamo-nos para o atual endereço – Av.Bagé, nº 368 – sede que já passou por várias reformas e melhorias. Em 2001, inauguramos uma sede em Bento Gonçalves, o IEPP Região Nordeste, situado na Rua Cândido Costa, 24/1004.

A primeira coordenação do IEPP foi constituída por duas coordenadoras. A partir da 2ª gestão, iniciada em 1992, tivemos, até relativamente pouco tempo atrás, o formato de coordenação e vice-coordenação. Atualmente, o grupo gestor é composto por três representantes: Diretora Geral, Diretora Adjunta I e Diretora Adjunta II. Existe, na organização da estrutura do IEPP, um Conselho Fiscal e um Colegiado. Há os “pilares” da estrutura, que são os quatro departamentos: Departamento de Ciência e Pesquisa, Departamento de Ensino, Departamento Administrativo e Departamento da Clínica.

Muitos grupos de trabalho nasceram ao longo de nossa história – os chamamos “Comissões”. Há algumas constituídas desde a fundação do IEPP, como a Sociocultural, a de Divulgação e a de Publicação. Outras comissões foram se formando à medida que desejos e necessidades foram surgindo, como a do Memorial, a da Biblioteca, a de Relações com a Comunidade, a de Informática e o Centro de Estudantes do IEPP.

Há muitos outros grupos de trabalho que atendem as necessidades mais específicas de cada departamento, como, por exemplo, o Serviço de Triagem, de Avaliação Psicológica, de Atendimento Psicoterápico, de Relações Pais-Bebê, as Monitorias, os Estudos Continuados e Cursos Extracurriculares, os Estágios, o Espaço Clínico, os Trabalhos Científicos, o Espaço Científico.