Aconteceu no dia 19 de agosto de 2011, um encontro com o professor da Universidade Nacional da Colômbia e ex-prefeito da cidade de Bogotá, Sr. Paul Broomberg, convidado do V Congresso da Cidade (www.vcongressodacidade.blogspot.com).
Junto com o também ex-prefeito, Antanas Mockus, modificou a alma de Bogotá. Acompanham o professor, técnicos da mesma Universidade, que cumprirão uma extensa agenda de trabalho.
A primeira atividade foi uma palestra, no Auditório da Federasul, às 9h do dia 19, onde nosso convidado falou sobre “Cultura Cidadã: Controle Social e Corresponsabilidade”.
Na tarde do mesmo dia, no Auditório da Secretaria Municipal da Administração, abordou o tema “Governança Urbana: Planejamento e Descentralização”.
Através do projeto Cultura Cidadã, desenvolveram o Programa “Amor por Bogotá” que, em 16 anos, transformou Bogotá de uma capital suja, insegura e sem o sentido de cidadania, numa cidade dinâmica e referência internacional em cuidados urbanos.
A programação faz parte do V Congresso da Cidade, da Campanha “Eu Curto, Eu Cuido” e tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Unisinos, Ulbra, PUC/RS, Agenda 2020, Parceiros Voluntários, IEPP, Estante Pública, portoalegre.cc, Observapoa e Capacitapoa
O slogan “Eu me cuido e cuido de Porto Alegre” vem tomando conta do IEPP e, aos poucos, começa a tomar conta das ruas de Porto Alegre, com coloridos adesivos de carro trafegando por aí. E é justamente com o objetivo de ‘tomar conta da cidade’ que o IEPP, identificado com o tema do “cuidar-se”, firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Organização Não-Governamental Parceiros Voluntários.
Com nossa longa tradição em psicoterapia psicanalítica, já trazemos embutida na nossa prática clínica a filosofia do “cuidado de si”. E a partir da idéia de expandir nossa atuação para além dos consultórios e clínicas de psicologia, a ideia de promover o cuidado no ambiente em que vivemos vem tomando forma. Saúde mental também está ligada à segurança, educação, boas condições de moradia e lazer, sustentabilidade, despoluição, etc. Por isso, ao unir forças juntamente com essas outras duas instituições, surge mais uma possibilidade de levar a Psicologia e a Psicanálise para outros contextos além do clínico individual e centrar ações em territórios diversos.
Uma das ideias centrais da iniciativa é a conscientização da população como um todo de que cada um deve fazer uma parte para a melhoria do ambiente em que vivemos, não bastando delegar ao poder público a solução de todos os problemas que encontramos ao nosso redor – pequenas ações praticadas por muitos fazem toda a diferença. Para tanto, estão sendo realizadas nos 82 bairros de Porto Alegre reuniões para capacitar pessoas que serão ‘cuidadores de Porto Alegre’, com a intenção de que estas se multipliquem, detectando problemas e soluções para os bairros em que vivem.
Participe!