Centro de Estudantes
Você está aqui:
O Centro de Estudantes do IEPP é um espaço voltado para estudantes de graduação e recém-formados em Psicologia e áreas afins. Tem como objetivo promover atividades científicas das mais variadas, como cursos, grupos de estudos, encontros científicos, jornada científica, entre outras.

Visa congregar alunos de graduação dos cursos de Psicologia e Medicina buscando desenvolver estudos sobre a teoria e a técnica psicanalítica, através de seminários teóricos e supervisão de casos clínicos, entre outras atividades.

Para atender estes fins, o Centro de Estudantes está distribuído em setores que, trabalhando de forma integrada, buscam o crescimento do Centro, que se traduz em melhor atender os estudantes e promover uma boa integração entre o IEPP e as universidades.

Setor de Estágios

Este setor está destinado a alunos de graduação das universidades credenciadas com o IEPP. Os estágios são oferecidos para alunos do curso de graduação em Psicologia. O estagiário do IEPP pode participar, sem custos, de todas atividades desenvolvidas pelo Centro de Estudantes, como cursos, grupos de estudos, “Em Cartaz no IEPP” e jornadas da Instituição.

Estágio Básico (semestres iniciais) – duração de 3 meses; carga horária semanal de 3 horas; duas seleções anuais (outubro para início do estágio em janeiro e junho para início em agosto); prevê a observação de diversas atividades da instituição como seminários teóricos, reunião administrativa com estagiários de clínica, eventos científicos, Leituras Compartilhadas, entre outras.

Prática em Psicopatologia (5º/6º semestres) – duração de 4 meses; carga horária semanal de 8 horas; duas seleções anuais (outubro para início do estágio em janeiro e junho para início em agosto); tem como atividades observação de triagem, seminário teórico, elaboração de um estudo de caso, supervisão em grupo, participação nas atividades do Centro de Estudantes do IEPP.

Estágio em Psicologia Clínica (a partir do 7º semestre) – duração de 1 ano; carga horária semanal de 16 horas; duas seleções anuais (outubro para início do estágio em janeiro e junho para início em agosto); tem como atividades previstas observação de triagem, psicoterapia, psicodiagnóstico, seminários teóricos, supervisão individual, participação sistemática no Centro de Estudantes do IEPP (obrigatória) e em demais comissões da Instituição (opcional).

ATIVIDADES ESTÁGIO PSICOLOGIA CLÍNICA:

Psicoterapia individual – não está definido o nº de atendimentos.
Supervisão individual- semanal
Psicodiagnóstico – 2º semestre do estágio, é realizado 1 Psicodiagnóstico.
Supervisão do Psicodiagnóstico
Triagem – a observação deverá ser de 1 triagem por mês.
Round da Triagem – semanal
Reunião da Clínica – mensal
Seminário Teórico – semanal
Seminário Clínico – semanal
Reunião com Supervisão local – semanal ou quinzenal
Atividades das 6ªs feiras à tarde no IEPP
Atividades do Centro de Estudantes
Leituras Compartilhadas
Grupo de Contos – opcional
Grupo de Adoção – opcional
Observação de Psicoterapia de grupo – opcional
Exercício Clínico
Reunião de Integração
Reunião geral do Centro de Estudantes – 2ª sexta do mês às 16h
Duração estágio de Psicologia Clínica: 2 semestres
Coordenação da Subcomissão do Estágio de Psicologia Clínica: Eiji Dexheimer Farina

ATIVIDADES ESTÁGIO BÁSICO E PSICOPATOLOGIA:

Round de triagem
Seminário prático-teórico de psicopatologia
Estudo de caso
Seminário teórico
Observações de triagem – mínimo 3 mensais
Supervisão estudo de caso
Exercício clínico
Reunião de Integração
Reunião geral do Centro de Estudantes – 2ª sexta do mês às 16h
Duração estágio de Psicopatologia: 1 semestre
Coordenação da Subcomissão do Estágio Básico e de Psicopatologia: Ana Paula Portugal

Coordenação: Luciana Barros Rosa

Setor Científico

Este Setor tem como objetivo oferecer cursos e atividades como Em Cartaz, Encontros do Centro, Café Científico e a organização da Jornada Bianual do Centro, com conteúdo teórico-prático, visando o aprofundamento do conhecimento dos estagiários, estudantes e profissionais iniciantes na Psicologia e áreas afins, que busquem o conhecimento da teoria de orientação psicanalítica.

Coordenação: Sônia Beatriz Lopes
Coordenação Comissão Científico: Letícia Machado Moreira e Liége Saltiél Webber

EM CARTAZ:

Atividade aberta ao público em geral, ocorre aos sábados (9 às 12h), duas vezes por semestre. É apresentado um filme na sua integra e, na sequência, ocorre
um debate mediado por um sócio do IEPP com a presença de um convidado para a discussão do filme.
Coordenação da Subcomissão do Em Cartaz: Raquel Heller Plá

JORNADA BIANUAL DO CENTRO DE ESTUDANTES

A Jornada ocorre a cada dois anos, intercalando com a Jornada Anual do IEPP, nesta gestão a jornada do Centro de Estudantes será no ano de 2020. É uma
atividade organizada em conjunto com os estagiários da Instituição, objetivando temas de interesse dos estudantes de psicologia. O público-alvo é estudantes, porém a atividade é aberta para psicólogos já formados.
Coordenação da Subcomissão Jornada: Mariana Ilha Moreira de Medeiros

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Incentivar as produções científicas entre os estagiários do IEPP de modo que as trocas, experiências e aprendizados desta parceria não se esgotem com o
encerramento deste vínculo. Tais registros, artigos submetidos ou publicados na revista anual da instituição, mais que enriquecer o currículo do autor, ampliam o acervo de saberes do IEPP, ajudando a construir e contar sua própria história.
Coordenação Subcomissão Produção Científica: Alexandre André Zortéa

CURSOS

Proporcionar um espaço de aprendizado nos de temas de interesse dos estudantes de Psicologia. A proposta é que sejam encontros breves para favorecer uma introdução ao tema, oportunizar o conhecimento da nossa instituição (espaço físico, propostas e sócios – que coordenarão os encontros). A construção destes cursos contará com a participação dos estagiários de clínica e psicopatologia da instituição. Os cursos irão ocorrer nos períodos de férias da Universidade (inverno e verão).
Coordenação Subcomissão Cursos: Márcia Fischer Vieira

Coordenação Geral do Centro de Estudantes: Letícia Moreira e Liége Saltiél Webber