“A questão de onde colocar a fronteira entre realidade e ficção é um tema complexo e de difícil compreensão… busca privilegiar as inúmeras realidades descritas (material, histórica, descrita, psíquica, factual, etc.) bem como as infinitas ficções possíveis… Desde Freud até hoje a psicanálise sempre considerou os sonhos como as ficções possíveis para revelar o inconsciente. Somente através das ficções podemos nos aproximar de camadas da mentevão além do visível, dizível ou pensável. Percebemos, então, que esta dicotomia aparentemente antagônica entre realidades e ficções não se sustenta.”
Esta afirmação foi citada no Jornal da SPPA-julho de 2014 e resume a proposta da atividade de 07 de novembro: discutirmos sobre dois temas – REALIDADES E FICÇÕES – que se relacionam entre si e que estão muito presentes na prática clínica, tanto nos relatos dos pacientes, quanto nos dos psicoterapeutas ao descreverem suas experiências clínicas.
Convidados:
SÉRGIO LEWKOWICZ (Membro efetivo e analista didata da SPPA, Coordenador Científico da FEPAL)
TANIA MARA GALLI FONSECA (Psicóloga, docente do Instituto de Psicologia da UFRGS e de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e Informática Educativa)
Data: 07 de novembro
Horário: 14h30
Local: IEPP – POA (Av. Bagé, 368)
Os convidados indicaram alguns textos para embasar a discussão. Você pode acessá-los nos links abaixo.
Diversas formas de realidad y ficción
Realidades e Ficcoes- excertos de Nietzsche
Realidades y ficciones – Orduz
Evento gratuito e aberto ao público.
Oferece certificado.