Neste último sábado, 10 de agosto, completamos 30 anos e para comemorar este dia convidamos nossas fundadoras Inubia Duarte e Maria Elizabeth Cimenti para deixarem suas carinhosas palavras para a Instituição.
Começamos com as palavras da Inúbia Duarte Prado
IEPP, 30 anos!
Chovia, muito! Alguém se importava com a noite fria, tempo feio?
Nascia, no Anfiteatro do Hospital Santo Antônio lotadinho, o IEPP, Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia, com a presença da convidada especial, a psicanalista Dra. Aurora Perez.
O Tempo passa, passou… Mas o entusiasmo vivido desde sua gestação, a coragem de fazê-lo vivo e saudável permanece e constitui talvez a característica mais visível de sua existência. Cresceu e sobreviveu às crises próprias e necessárias da própria evolução institucional, e hoje está aí, jovem adulto, com uma forte identidade no ensino e pesquisa em psicoterapia psicanalítica, que o distingue provocando admiração e respeito entre os que o conhecem. No dia 10 de agosto de 2019, festejaremos seus trinta anos, instituição que nascia pequena, fruto do trabalho do grupo fundador constituído por colegas que pertenciam ao NEP, Núcleo de Estudos em Psicoterapia e faziam formação em psicoterapia psicanalítica com crianças e adolescentes, liderados pelas coordenadoras Maria Elizabeth Cimenti e eu, Inúbia Duarte.
Hora de festejar e agradecer a todos que o cuidaram e o cuidam, em todos os sentidos e da maneira que cada um pode! Como uma das fundadoras, posso agradecer e dizer da grande satisfação que sinto ao vê-lo forte e lindo, constituído por tantos colegas – colegas que nos acompanham desde sua gestação, novos colegas, jovens que acreditam no IEPP, colegas que passaram e que retornam, colegas que o levaram em seus outros caminhos…
Mas talvez, uma das minhas maiores satisfações, seja ver o IEPP caminhar e continuar crescendo sem depender de nenhuma pessoa em particular. Ele é livre e depende dos sócios que o constituem.
Felicidades!
Seguindo com as comemorações brindamos nosso aniversário com as palavras da nossa também fundadora Maria Elisabeth Cimenti
FELIZ ANIVERSÁRIO, IEPP!
Trinta anos! Trinta anos de construção, elaboração e trabalho. Te vimos crescer e fazemos parte de ti. Foste tomando o teu jeito, um formato próprio; com muitas nuances e matizes, conforme foste te consolidando. Hoje és uma Instituição adulta, madura e com muita saude.
Desejo para ti uma vida longa. Mas não somente uma vida longa. Desejo te ver participativo e com posição crítica frente ao mal-estar contemporâneo. Desejo que não te omitas quando tiveres que te posicionar; que recorras a tua palavra sempre que perceberes algo que ameace a saúde, a educação e a liberdade de opinião. Vivemos tempos tormentosos e precisamos defender a expressão das divergências com a manutenção incondicional do respeito pelo outro. Não te omitas sempre que vires nossos direitos de cidadãos ou a Democracia ameaçados. Tua postura ética é fundamental!
Já transmites teorias e técnicas voltadas para tratamentos dos que sofrem de dor mental. Isso já dominas e sabes que podes transmitir com perícia. Contudo, além disso, podes te voltar para abordar outras formas de sofrimento determinadas pelas carências sociais que nossa comunidade apresenta. Espero que faças frente a estas situações e toda vez que expressões sociais desumanizadoras se apresentem. Ainda tens muito a realizar!
Vida longa e construtiva, meu querido IEPP. Nós te amamos!