Saúde Mental: Cuide-se!
por Thais Grübel Royes (Psicóloga, Sócia Aspirante do IEPP,
Especialista em Saúde Pública – UFRGS)
A pergunta é simples: Como você tem se sentido?
A resposta, nem tanto. Peço que pense por um instante e seja sincero consigo – retomaremos essa pauta mais adiante.
O dia 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, que tem como objetivo dar maior visibilidade ao tema, repensar práticas e compartilhar conhecimento sobre essa pauta que é de grande importância na vida de todos nós.
Segundo a OMS, saúde é definida como “um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças ou enfermidades”. Essa pioneira definição já colocava em pauta a complexidade de se definir saúde.
Partindo daqui, fica claro que a Saúde Mental é peça chave para que se alcance esse bem-estar. Ainda assim, nota-se que mesmo com sua importância para o desenvolvimento e equilíbrio da saúde das pessoas, muitas vezes a esfera da Saúde Mental é deixada de lado – inclusive historicamente, pelos governos, no que se refere a programas, serviços e investimentos. As consequências desse descaso são facilmente percebidas na incidência crescente de diagnósticos que envolvem o sofrimento psíquico e o consumo abusivo de substâncias psicoativas.
Poderia passar linhas a fio aqui, tecendo sobre as falhas e precariedades nesse cuidado e suas desastrosas consequências para nós, enquanto sociedade. Mas não o farei. Penso que, nos tempos atuais, precisamos focar nas potencialidades e no nosso protagonismo frente as problemáticas que se apresentam.
Por isso, volto às perguntas:
E você, já parou para pensar?
O que está fazendo (ou pode fazer) pela sua saúde mental?
Não tenha medo de dividir a sua dor. Não hesite em querer o melhor para si. Busque auxílio, autoconhecimento e momentos de prazer.
O processo pode ser difícil, mas é o caminho que vale a pena.
Nós, profissionais comprometidos com a promoção do bem-estar, estamos prontos para ajudar quem assim desejar.
Que o próximo 10/10 seja de avanços, conquistas e garantia de saúde para todos.