A partir da inspiração das palestras que ouviu, no encontro cientifico, a
poeta Gerci Oliveira Godoy que esteve presente no evento, criou um poema:
O primeiro passo
onde tudo começa?
na descoberta do eu Narciso?
seremos nós, um fora e um dentro?
Tentando escrever na palma da vida
rabisco suposições
se já estive no berço
bebi do conforto de não ser ainda
sendo berço, não sou eu, sou dois
entregue na feitura do ser
liberto meus medos
desejos primários
sacio a sede de eternidade
num orgasmo de alegria e dor
Gerci Oliveira Godoy
Convidados:
Berenice Sica Lamas (Psicóloga, escritora – Academia Literária Feminina/RS, poeta, mestre em Psicologia Social e doutora em Letras)
Ignácio Paim Filho (Psicanalista membro titular da SBPdePA, autor do livro “Metapsicologia: um olhar à luz da pulsão de morte”)
A atividade do dia 03 de outubro iniciará com o conto do Mito de Narciso e algumas possíveis interpretações apresentadas por BERENICE SICA LAMAS. A seguir, IGNÁCIO PAIM FILHO contribuirá com sua compreensão psicanalítica sobre o tema.
A revisão do texto de Freud “Para Introduzir o Narcisismo”, conforme Paim, nos conduz a tecer novas e velhas interrogações sobre este texto centenário. Considerações acerca de sua releitura, à luz da pulsão de morte – que propicia desdobramentos de Narciso, da patologia à criatividade – também serão abordadas. “Assim sendo, reencontrá-lo e contextualizá-lo, de Freud ao nosso tempo, acompanhado de um espírito investigativo, pode ser uma bela oportunidade de experimentarmos reflexões a respeito do ser contemporâneo: sobre a psicanálise, sobre nosso ofício e sobre as interações com a ordem social” (Jornal FEBRAPSI – Federação Brasileira de Psicanálise, nº 18 – Julho/2014 p. 07)
Leia os textos que nossos convidados preparam para o encontro;
Data: 03/10/2014
Horário: 14h30 – 16h
Local: IEPP – POA (Av. Bagé, 368)
Evento gratuito e aberto ao público. Oferece certificado.